Febre do Nilo - Conheça a doença que deixa o Espírito Santo em alerta
TEDMED

Febre do Nilo – Conheça a doença que deixa o Espírito Santo em alerta

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O estado do Espírito Santo registrou o primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental em cavalos, que foram contaminados em abril de 2018, no Norte do estado, e depois morreram vítimas da doença. O estado está em estado de atenção para a possível contaminação de humanos. Foi liberada uma nota técnica por parte dos órgãos de saúde e vigilância, com o objetivo de orientar sobre a doença.

O vírus do Nilo Ocidental (WNV) é um membro da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex. O mosquito Aedes albopictus também é considerado um vetor potencial. Outras formas mais raras de transmissão já foram relatadas e incluem transfusão sanguínea, transplante de órgãos, aleitamento materno e transmissão transplacentária. A transmissão por contato direto já foi demonstrada em laboratório para algumas espécies de aves.. Não há transmissão de pessoa para pessoa. Este gênero abriga outros importantes patógenos humanos e animais, como o vírus da Dengue (DEN), da Febre Amarela (YFV), das encefalites Saint Louis (SLEV) e Japonesa (JEV). O WNV foi inicialmente identificado em uma mulher com quadro febril na província de Uganda, África, em 1937. A província era denominada West Nile (Nilo Ocidental), daí a denominação da doença e do agente. Nas décadas seguintes, o WNV foi reconhecido como um dos arbovírus mais difundidos em mosquitos, pássaros e humanos, com distribuição em algumas regiões da África, no Oriente Médio, na Europa Mediterrânea, na Índia, em algumas regiões da Ásia e na Austrália. A grande maioria das infecções humanas nestas regiões, no entanto, era subclínica ou acompanhada de sinais clínicos leves.

Casos eqüinos e em aves já foram identificados em países vizinhos, como a Argentina, Venezuela e Colômbia. A expansão da doença pode estar associada a introdução pela importação de aves ornamentais infectadas da África, introdução por aves (gaivotas e marrecos) por meio de rotas migratórias naturais ou acidentais e introdução por mosquitos infectados em navios ou aviões, sendo que o papel de aves migratórias na disseminação do WNV ainda é desconhecido.

O período de incubação nos humanos varia de 3 a 14 dias após o repasto do mosquito e pode apresentar manifestação subclínica ou com sintomatologia de distintos graus de gravidade, variando desde febre passageira acompanhada ou não de mialgia até sinais e sintomas de acometimento do sistema nervoso central com encefalite ou meningoencefalite grave. As formas mais graves ocorrem com maior frequência em indivíduos com idade superior a 50.

Estima-se que 20% dos indivíduos infectados desenvolvem sintomas, na maioria das vezes leves. A forma leve da doença caracteriza-se por febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, anorexia, náusea, vômito, dor nos olhos, dor de cabeça, mialgia, exantema máculo-papular e linfoadenopatia. Aproximadamente um em cada 150 indivíduos infectados desenvolve doença neurológica severa. A encefalite é mais comumente relatada do que as demais manifestações neurológicas. São incluídas as apresentações neurológicas como ataxia e sinais extrapiramidais, anormalidades dos nervos cranianos, mielite, neurite ótica, polirradiculite e convulsão.

Não existe vacina ou tratamento antiviral específico. O tratamento é apenas sintomático.

Conheça nossos cursos em www.tedmed.com.br.

Um forte abraço e até lá!

Prof. Dr. Guilherme Almeida Rosa da Silva

@drguialmeida

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

0 responses on "Febre do Nilo - Conheça a doença que deixa o Espírito Santo em alerta"

Deixe sua mensagem

A TedMed

A TedMed foi criada no ano de 2015 com o intuito de empreender e desenvolver ferramentas vinculadas a tecnologia em Medicina. Oferecemos a nossos alunos uma gama de cursos on-line. Venha fazer parte de nossa turma.