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O que o suco de beterraba pode ajudar no seu desempenho esportivo?

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O óxido nítrico é um gás de suma importância produzido durante o exercício físico pela nNOS (óxido nítrico sintase neuronal). O principal estímulo à produção de NO é o aumento do cálcio intracelular induzido pelo exercício através do estímulo nervoso na placa motora e por canais de cálcio sensíveis à distensão da membrana da fibra muscular. Possui ação hormonal e biomolecular gerando respostas vasodilatadoras e antioxidantes no endotélio com ação protetora cardiovascular e reduzindo a pressão arterial, entre outras coisas: aumenta a expressão de GLUT-4, que aumenta o aporte de glicose para a fibra muscular, AMPK e PGC-1α, que aumentam o número de mitocôndrias, aumentam o sistema antioxidante e aumenta a queima de gordura e, ainda aumentam a síntese proteica no processo de hipertrofia.
Os precursores de óxido nítrico são o aminoácido l-arginina, cuja suplementação oral aparentemente é ineficiente para os fins de aumento de NO (ao contrário do que sugere alguns suplementos ditos NO), tendo em vista que é metabolizado pelo ciclo da ureia na primeira passagem hepática. Outro precursor seria a ingestão de nitratos que são convertidos em nitritos pelas bactérias orais e para NO na própria fibra muscular. Pois bem, você sabia que o suco de beterraba crua aumenta consideravelmente os níveis plasmáticos de nitrato e nitrito cerca 0,5-2,5 h após seu consumo, inclusive podendo durar 24h?
Em estudo com atletas de Rugby o suco de beterraba crua aumentou a desempenho e reduziu o dano muscular induzido pelo exercício e acelerou a recuperação dos atletas. Da mesma forma, o uso do suco de beterraba aumentou a capacidade aeróbica de ciclistas e aumentou a desempenho em sprints e circuitos realizados por velocistas. Nos exercícios resistidos, aumentou o tempo até a falha e acelerou a recuperação para o próximo treino. Certamente que também houve muitos estudos com resultados indiferentes em termos de desempenho.

Quer um suplemento NO de baixo custo? Bata meia beterraba crua em 300-400ml de água no liquidificador. Esse suco é de baixa caloria e contém aproximadamente 7g de carboidrato, 1g de proteína e 0,1g de gordura. Pode adicionar outros ingredientes, como suplementos proteicos e suplementos de carboidratos conforme os objetivos do atleta. As alterações no tempo de absorção devem ser consideradas e o ideal é que seja ingerido para ocorrer o pico durante o exercício, ou seja, 2,5h antes do exercício.
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Um forte abraço e até a próxima! @drguialmeida

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